O Kansas é uma terra decididamente rural e autêntica, cuja história une cowboys, trens de gado, bandidos, índios e pioneiros em uma paisagem de terras vastas e natureza selvagem. Kansas cheira a “Old West”!
No Kansas, as pessoas parecem levar tudo muito a sério. Isso possivelmente tem a ver com a maneira pela qual os problemas tenham sido resolvidos naquele estado. Ali, as pessoas viram-se de repente em meio ao fogo cruzado entre as duas facções durante a Guerra Civil e aprenderam, a duras penas, que a vida pode adquirir contornos graves de uma hora para outra.
Limitando-nos à Route 66, descobriremos que apenas uma pequena faixa dela corta o estado, somente 21 quilômetros muito bem conservados. Uma brincadeira local afirma que é preciso usar uma bússola para localizar a estrada na parte do Kansas. Em vez de seguir em longas retas como nas planícies de Illinois, ou feito uma montanha-russa como ao sul do Missouri, no Kansas a Route 66 se assemelha à uma serpente. Assim, a direção desejada só pode ser facilmente reconhecida quando o dia está começando ou terminando por causa da posição do sol. A estrada entra no estado por Baxter Springs e continua rumo ao norte até cruzar o Brush Creek, de onde vira para o leste e deixa o estado em Galena. Após o fechamento da rodovia em 1985, este segmento rodoviário foi contado como US-69 de Quapaw (Oklahoma) a Riverton (Kansas) e como K-66 de Riverton (Kansas) até o Missouri.
A região era habitada pela tribo Kansa, que emprestou o nome ao estado. Foi explorada em 1541, mas a colonização começou em 1854. A agricultura sempre foi importante para a economia local com a produção de milho, trigo, feijão, alfafa, feno, aveia, leite e soja. Depois da Segunda Guerra Mundial, a indústria, o comércio e o setor de serviços ganharam força.
Atualmente, dois terços da população é classificada como urbana. Das 600 cidades incorporadas ao estado, aproximadamente 50 têm população superior a 5 mil habitantes. Isso explica por que o Kansas tem uma atmosfera predominantemente rural e também porque as pessoas dali costumam ser social e politicamente conservadoras.
A cidade de Galena possui uma parada obrigatória: o Galena Mining and Historic Museum, depositário da memória histórica tanto do lugar quanto da Route 66. No museu, há diversos objetos coletados pelos curadores: latas de Coca-Cola, marcas de cigarro, isqueiros, todos dos tempos áureos da Route 66. A casa conserva a arquitetura de uma estação de trem do interior, com telhado rebatido, tábuas horizontais pintadas de cinza-claro, e portas e janelas em verde mais escuro. Tem muita coisa interessante para ver e histórias para ouvir! Tem também o restaurante Carson the Route 66, que vende muitas lembrancinhas relacionadas à Route 66 e o caminhão “boom” da mineração que inspirou o simpático personagem “Tow Mater” em Radiator Springs da animação “Cars” da Disney Pixar. Outro lugar bacana é o Bordello Antiques, uma lenda da cidade. Ali, no século passado, funcionava um bordel que fora atacado por um assassino e mais três homens que roubaram e mataram cerca de 50 pessoas, entre prostitutas e clientes. Em meio a este trágico acontecimento, nasceu sua fama e, hoje em dia, a casa é tida como assombrada por almas penadas. Mas, se você tiver coragem, vá até lá para visitar!
Ao lado de Galena existe uma comunidade chamada Riverton, que conta com aproximadamente 1000 moradores. É um lugar sossegado, com cara de campo, onde se pode parar para fazer um piquenique. As compras podem ser feitas ali mesmo na principal atração turística e restaurante da cidade, a Nelson’s Old Riverton Store. Esta é uma loja muito tradicional do lugar que vende lanches, doces, presentes, souvenires, flores. O estabelecimento, repleto de flores na entrada, parece uma casa de bonecas, registre!
Na saída de Riverton, cruza-se a Rainbow Bridge, rumo à Baxter Springs, com muitos locais curiosos e bacanas que merecem ser vistos como a Baxter Springs 66 Station, uma oficina de automóveis com ‘perfume’ sessentinha e cheia de charme. Ainda faltam o Baxter Springs Heritage Museum cujo acervo é composto por peças antigas, decoração, fotos e documentos que retratam a vida da cidade desde seu nascimento; e o Rial A. Niles House, um casarão de 1870 cujo dono era um portentoso homem de negócios. Ali, além de outras atrações tem um número de locais bons e baratos para fazer uma refeição que impressiona, com menu variando de hambúrgueres à churrasco.
A história do Kansas é a história americana. Coloque-se onde a história aconteceu visitando seus museus, e locais históricos. Planeje sua história de vida através do Kansas!
Próxima parada, o quarto estado: Oklahoma!
Cidades na Route 66 no estado do Kansas
Galena | Riverton | Baxter Springs
Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos
Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington
Países nas Américas
Argentina |
Bolívia |
Chile |
Curacao |
Estados Unidos |
Peru |
Uruguai
Sugestão do Blog
Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo
Leia mais
Terminando de percorrer o estado do Missouri
Somente 21 km da Route 66 cortam o estado do Kansas
Galena Mining and Historic Museum
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
Route 66- Planejamento Estratégico
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Uma experiência VIP com foco no aprendizado
Um viajante comporta-se como um empreendedor
10 Atrações imperdíveis na Route 66
Distância das Principais Cidades da Route 66
Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66
Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota
A estrada fundada por empreendedores visionários
Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina
Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”
Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira
Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro
Por que é conhecida por mother road