Início Europa Alemanha Frankfurt – Atrações Gratuitas

Frankfurt – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Tour a pé pela Praça Römerberg
Endereço: Römerberg, 27, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Trata-se da praça mais central e mais bonita do centro antigo de Frankfurt. Seu nome vem do principal prédio que lá se encontra, o Römer, que é sede da prefeitura da cidade,. Esta bela parte histórica da cidade foi completamente destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, reconstruída de acordo com fotos e plantas. Römerberg é o centro antigo de Frankfurt, com uma série de edifícios históricos que datam do século 14 e 15. No Römer, você também pode visitar o Alte Nikolaikirche, de 1290. Veja o Kaisersaal, ou Salão do Imperador, no segundo andar, onde aconteciam os banquetes de coroação de vários imperadores do Sacro Império. É cobrada uma taxa de entrada no Kaisersaal e ele fica aberto diariamente. Vários restaurantes, cafés e lojas menores são encontrados na praça e proximidades. Caminhando em direção ao rio Main, passeie pela Eiserne Steg, uma ponte do século 19 que conduz a Sachsenhausen, bem como a Rententurm (torre aduaneira), uma torre fortificada do século XV em estilo gótico tardio. Esta é ligada ao Saalhof, um antigo castelo do século 12! A câmara municipal de Frankfurt é um símbolo da cidade, com a fachada com detalhes pontiagudos e uma rica história de mais de 6 séculos. Em frente ao Römer está o Ostzeile, uma fila de seis casas construídas em estilo germânico clássico. Se você for a Frankfurt no final de novembro e dezembro, visite o Mercado de Natal antes das datas comemorativas e se delicie com várias amostras da culinária local. O Römer fica próximo à estação principal de U-Bahn, mas dá para acessar de bonde na Altstadt.
Viajando com Sergio Motta
Local: Catedral de Frankfurt (Dom- Catedral de São Bartolomeu)
Endereço: Domplatz, 1, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Igreja católica gótica dedicada a São Bartolomeu. É o maior edifício religioso da cidade e uma antiga igreja colegiada. Também é chamada de Kaiserdom, algo como “grande igreja imperial” ou “catedral imperial”, ou simplesmente Dom. Sua história está intimamente ligada à cidade velha de Frankfurt porque a catedral tinha um papel associado com a cúpula religiosa do Palácio Real de Frankfurt. De 1562 a 1792, 10 imperadores do Sacro Império Romano foram coroados ali. Em 1867, foi destruída pelo fogo e reconstruída em seu estilo atual. Foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída na década de 1950. Sua altura é de 95 metros, sendo que a torre tem uma plataforma de observação aberta ao público a uma altura de 66 metros, acessada através de uma estreita escada em espiral com 386 degraus!
Viajando com Sergio Motta
Local: Eiserner Steg (Ponte de Ferro)
Endereço: Mainkai, Frankfurt, Alemanha
Comentário: A bela Ponte de Ferro de respeitosos 170 metros de comprimento oferece lindas vistas do centro de Frankfurt, conhecido carinhosamente como Mainhattan (trocadilho que usa o nome do rio Main e Manhattan). Liga o centro de Frankfurt ao distrito de Sachsenhausen, bairro conhecido por seus museus e pubs históricos. A primeira ponte de ferro forjado foi construída em 1868. Após a Segunda Guerra Mundial, foi explodida e rapidamente reconstruída, em 1946. Hoje, cerca de 10.000 pessoas atravessam-na diariamente. Não deixe de prestar atenção nos milhares de cadeados coloridos presos à ponte, deixados lá por casais apaixonados como demonstração da eternidade do seu amo!.
Viajando com Sergio Motta
Local: Igreja de São Paulo (Paulskirche)
Endereço: Paulsplatz, 11, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Ali, foi formado o primeiro governo democraticamente eleito do país. A Paulskirche foi construída entre 1789 e 1833. Na Segunda Guerra Mundial, foi completamente destruída juntamente com todo o centro antigo de Frankfurt, restando somente alguns fragmentos das construções medievais e as paredes frontais. Por representar a democracia alemã e o berço da República, a igreja foi escolhida para ser o primeiro prédio a ser reconstruído na cidade. Hoje, o local é usado principalmente para exposições e eventos. A entrada é grátis e lá dentro há uma exibição permanente sobre a história do Parlamento alemão e sobre o prédio também, com fotos da destruição sofrida durante a guerra, além de um painel de 360 graus.
Viajando com Sergio Motta
Local: Jardim Arqueológico (Archäologischer Garten Frankfurt)
Endereço: Bendergasse, 3, Frankfurt, Alemanha
Comentário: O jardim foi construído em 1972-1973. Dois modelos de bronze mostram os diferentes edifícios da época romana e Idade Média. Contém pequenas partes dos mais antigos edifícios recuperados: um antigo assentamento romano e o Palácio Real de Frankfurt (Kaiserpfalz Frankfurt) a partir do século VI. Fica localizado entre o Römerberg e a Catedral de São Bartolomeu. Foi descoberto após a Segunda Guerra Mundial, quando a área foi fortemente bombardeada e, posteriormente, parcialmente reconstruída. Os restos foram preservados e estão agora abertos ao público.
Viajando com Sergio Motta
Local: Casa de Wertheim(Haus Wertheim)
Endereço: Fahrtor, 1, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Consiste da única casa em madeira no distrito de Altstadt que sobreviveu aos bombardeios pesados da Segunda Guerra Mundial. Fica localizada no Römerberg ao lado do Museu Histórico. Erguida em 1600, esta casa típica de comerciante é feita de arenito vermelho e possui um impressionante conjunto de janelas e decoração rica. O piso térreo é agora compartilhado por uma loja e um pub.
Viajando com Sergio Motta
Local: Saalhof
Endereço: Saalhof, Frankfurt, Alemanha
Comentário: É o mais antigo edifício conservado no distrito de Altstadt e data do século XII. Foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial e, mais tarde, reconstruído. Hoje, serve como anexo do Museu Histórico.
Viajando com Sergio Motta
Local: Alte Oper
Endereço: Opernplatz, 1, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Antiga casa de ópera construída em 1880 pelo arquiteto Richard Lucae. Foi uma das principais casas de ópera na Alemanha até que foi fortemente danificada na Segunda Guerra. Até o final dos anos 70, era uma ruína apelidada de "Ruína Mais Bonita da Alemanha". A pressão pública levou à sua renovação e reabertura em 1981. Hoje, funciona como uma famosa sala de concertos, enquanto as óperas são realizadas na "nova" Ópera de Frankfurt. A inscrição no friso do AlteOper diz: “DemWahren, Schönen, Guten” ("Para o verdadeiro, o bonito, o bom").
Viajando com Sergio Motta
Local: Torre Eschenheim (Eschenheimer Turm)
Endereço: Eschenheimer Tor, 1, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Esta impressionante torre de quase 50 metros é uma das únicas fortificações medievais ainda existentes em Frankfurt. Em estilo medieval, a torre circular fica no meio do centro moderno de onde é possível ver partes da antiga muralha que circulava e protegia a cidade de invasores. A construção da torre Eschenheimer foi terminada em 1428, e ela serve como testamento do poder de Frankfurt naquela época, quando já era uma cidade imperial que fazia parte do Sacro Império Romano. Havia mais de 60 torres do mesmo tipo na cidade e todas foram demolidas, com exceção de Eschenheimer, que foi preservada como monumento. Você pode chegar até a torre facilmente caminhando a partir da Romerberg ou de metrô, descendo na estação Eschenheimer Tor.
Viajando com Sergio Motta
Local: Igreja de Santa Catarina (Katharinenkirche)
Endereço: An der Hauptwache, Frankfurt, Alemanha
Comentário: É a maior igreja luterana, dedicada à Catarina de Alexandria. Fica no centro da cidade velha. O escritor, artista e político alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) foi batizado nesta igreja em 1749. Construída em estilo barroco e com 54 metros de altura, foi destruída em 1944 pelo bombardeio durante a Segunda Guerra. A cidade a reconstruiu entre 1950 e 1954.
Viajando com Sergio Motta
Local: Hauptwache (Guarda Principal)
Endereço: An der Hauptwache, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Ponto central e uma das praças mais famosas na cidade. O nome original Schillerplatz foi substituído. O edifício barroco que deu o nome à praça foi construído em 1730 e usado como uma prisão. Hoje, o quadrado que cerca o edifício é chamado também "Hauptwache". Serve, atualmente, como um dos pontos de cruzamento mais importantes do sistema de transporte público de Frankfurt. Oito de nove linhas do S-Bahn servem a estação assim como seis de nove linhas do U-Bahn.
Viajando com Sergio Motta
Local: Sachsenhausen
Endereço: Sachsenhausen, Frankfurt, Alemanha
Comentário: Atravessando uma das pontes do centro de cidade você alcança a parte velha da cidade, Alt-Sachsenhausen, em Affentorplatz, famosa para seus bares de cidra. É o maior distrito por população e área em Frankfurt e fica ao sul do rio Main . Documentos mais antigos datam sua construção de 1193. Ao contrário do centro histórico da cidade de Frankfurt, que queimou ao chão após o bombardeio britânico em 1944, a cidade velha de Sachsenhausen é parcialmente preservada e sua população conta com 55.422 habitantes.
Viajando com Sergio Motta
Local: Grüneburgpark
Endereço: August-Siebert-Straße, , Frankfurt, Alemanha
Comentário: Um dos principais parques de Frankfurt. Conta com algumas atrações interessantes, como o Jardim Coreano, que tem vários prédios inspirados na arquitetura daquele país. O jardim foi um presente da Coreia para a cidade de Frankfurt, e tem quatro seções distintas que representam as quatro estações do ano. O parque é enorme, com nichos de espaços verdes e florestas, e a sua história envolve a famosa família de banqueiros Rothschild, que foi dona das terras onde se encontra o parque e de um palácio. Infelizmente, o palácio que deu nome ao parque (Grunen Burg, ou Castelo Verde), foi destruído durante os bombardeios da Segunda Guerra.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus