Início Matérias Comportamentais Livro Nazaré Desperte a liderança em VOCÊ

Desperte a liderança em VOCÊ

COMPARTILHE

Há 2 mil anos atrás, bilhões de pessoas seguem os ensinamentos de Jesus, o que faz dele o maior líder que a humanidade já conheceu. Depois de ter contato com pessoas singulares em minhas viagens-aprendizado anteriores, como o guia que nos levou pela trilha inca em Macchu Picchu ou o motoqueiro que me deu carona na Route 66, achei que estava preparado para estudar seu exemplo, humanizar esses aprendizados, transcendendo o aspecto religioso e potencializando-os em resultados para que as pessoas possam aplicá-los nas organizações e na condução de suas vidas.

Vários fatores compõem a liderança, mas o fundamental é usar sempre o bom senso para nortear decisões. A falta disso gera a atual escassez de líderes autênticos no mundo, ou seja, aqueles que assumem as responsabilidades da posição, transmitem segurança, tranquilidade e promovem o crescimento de seus liderados, incentivando-os a autoestima e a autonomia.

Ao longo de um caminho que se pretendia essencialmente intelectual, quase investigativo, tive a certeza da correção das palavras ditas por meu amigo Brian, grande incentivador do meu roteiro pela Europa e, sobretudo, do meu desejo de usá-lo para desenvolver a Ciência do Ser: “O crescimento é um processo cíclico. Estamos sempre começando de novo”.

E, durante a viagem, descobri a noção de que nosso maior desafio individual é compreender nossa missão, o caminho para alcançar objetivos baseados na ética, em valores e nos sonhos. Neste novo milênio, se espera um resgate dos valores humanos em que a liderança espiritual torna-se importante para incentivar as pessoas a desenvolver a crença e a fé de que podem vencer.

São poucos os personagens da História cujos atos, opiniões e ensinamentos continuam sendo difundidos em todo mundo cerca de 2 mil anos depois do seu nascimento. Para entender como Jesus exerceu essa liderança, ou seja, seu comportamento, nada mais apropriado do que ir até os lugares onde ele passou. Assim, iniciou-se meu projeto. Parti com muitas dúvidas e a filosofia da Ciência do Ser na mente, uma filosofia de vida que venho desenvolvendo e que explico de passagem em alguns pontos deste livro.

Não foi um caminho fácil. A todo instante, minha autoconfiança era testada. Mais uma vez, a viagem exterior tornou-se também uma grande aventura interior. Do encontro com os lugares sagrados, veio a confirmação na Bíblia da influência que exerceram sobre a vida de Jesus. À medida que me aprofundava na leitura, aumentava o interesse me conhecer outros locais. Além disso, começava a ter nova percepção sobre o que me levara até ali.

É evidente que relatar uma viagem pelo próprio mundo espiritual é uma tarefa árdua. Existe o perigo de resvalar no sentimentalismo gratuito. Contudo, o desafio se justificou, porque, de todas as viagens que realizei pelo mundo, esta foi a que proporcionou maior experiência do ponto de vista humano. Na realidade, vivenciei na prática os ensinamentos contidos na Bíblia, e o que parecia tão distante tornou-se parte de mim. Em consequência, enquanto trabalhava no interesse de elaborar o conceito de liderança, meu envolvimento foi crescendo de maneira incontrolável. Nunca me entreguei com igual ardor a um projeto de pesquisa e nunca me transformei com tamanha intensidade após tê-lo levado a cabo.

Conheci o jovem Mohamed, que, apesar de nunca ter deixado Belém, demonstrava ter o domínio absoluto das pequenas grandes coisas. Como era possível? Defendia valores, princípios e ética. Em minhas andanças, tenho tido a felicidade de encontrar pessoas iluminadas e diferentes, que vivenciam com coragem a gratidão, a bondade e o respeito ao ser humano. Reconheço facilmente esses indivíduos, mas, quando deparo com eles, fico alterado com a energia que transmitem. Afinal, essa tribo especial deve pagar um preço alto para manter tamanha integridade neste planeta tão conturbado e carente dos conceitos mais elementares de amor e simplicidade.

No entanto, o aprendizado vem aumentando minha convicção de que a melhor atitude é estar sempre perto de gente assim. Foi então que percebi o quanto aprendemos um sobre o outro em poucos dias. A reação dele me mostrou com clareza o que se passava em seu coração: essas pequenas grandes vitórias cotidianas comprovaram que todo o seu esforço vale à pena.

Jesus brilhou pela sua inteligência, foi uma personalidade intrigante, misteriosa e fascinante. Conquistou fama indescritível. Ele destilava sabedoria diante das suas dores e era íntimo da rate de pensar. O sistema político e religioso não foi tolerante com ele, mas ele foi tolerante e dócil com todos, mesmo com seus mais ardentes opositores. Jesus foi incompreendido, rejeitado, zombado e cuspido no rosto. Foi ferido física e psicologicamente.

No entanto, apesar de tanta miséria e sofrimento, não desenvolveu uma emoção agressiva e ansiosa; pelo contrário, exalava tranquilidade diante das mais tensas situações e ainda tinha fôlego para discursar sobre o amor no seu mais poético sentido. Jesus possui uma personalidade bastante complexa, muito difícil de ser investigada, interpretada e compreendida. Ao analisar o perfil psicológico de líderes como ele, notei que é perfeitamente possível identificar características similares em todos.

Nos dias de hoje, conhecemos homens e mulheres reconhecidos como líderes em suas atividades, e isso facilita nossa investigação. O chefe de família, homem ou mulher, que mantém absoluto poder sobre os demais membros da casa- induzindo, orientando, conduzindo na tomada de decisões, levando-os a atingir seus objetivos e metas- é um líder. O inventor, cantor, escritor, pintor músico também podem ser líderes? Os profissionais liberais, médicos, engenheiros, advogados, entre outros, podem ser líderes? Claro que sim. São líderes que promovem o avanço da humanidade. São líderes que conduzem a humanidade ao topo, para a auto realização.

Toda vez que as empresas desenvolvem planos para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças que incidem em seu ambiente de negócios, uma questão demanda solução imediata: quem será o líder responsável por levar à frente as ações a ser implementadas? Antigamente, esse líder se destacava pelo conhecimento em uma área. Imaginava-se, nessa época, que o mais respeitado por sua competência técnica seria naturalmente aceito pelos demais do grupo. Mas logo percebeu-se que seu atributo de especialista não lhe conferia as habilidades necessárias para trabalhar as diferenças existentes entre indivíduos normais em qualquer grupo que se forma.

Naquela época, o líder ideal era selecionado por sua habilidade de elaborar normas e procedimentos; acompanhar e controlar ações; garantir estabilidade da equipe; agir sobre ações de curto prazo; executar as tarefas com eficiência; e produzir, controlando equipamentos e materiais. No século XXI, serão outros os requisitos desejados no líder, como um conjunto de habilidades e valores: compreensão, inspirações, oratória, aconselhamento, confiança, compaixão, humildade, comprometimento, acessibilidade e fé. Outras habilidades esses novos líderes terão de desenvolver para conquistar um diferencial competitivo na empresa: credibilidade, intuição, atenção para ouvir, capacidade de negociação, respeito às diferenças, incentivo à reflexão interna, atuação com flexibilidade e busca de melhor qualidade de vida.

Ao embarcar nesta viagem literária, o leitor verá despertar sua essência interior. Apesar de me centrar na busca do líder Jesus, associando todas as passagens dos lugares sagrados à leitura dos textos bíblicos a ele referentes in loco, meu objetivo ampliou-se e aprofundou-se, o que estimulou minha fé na vida. Aprendi, principalmente, que sem acreditar em sonhos e sem fixar os pontos de chegada, a existência pode transformar-se numa vertiginosa queda-livre, como uma montanha russa interminável, sem travas ou manutenção.

É, portanto, com muita alegria que dou aqui minha contribuição para ajudar a difundir os ensinamentos do maior líder que a humanidade já teve. Jesus foi um líder visionário, ousado, às vezes fragilizado, mas sempre corajoso, determinado, confiável, solidário, enérgico quando necessário e, acima de tudo, carismático e exemplar.

Cidades em Israel

Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades

País no Oriente Médio

 Israel

Leia mais

Desenvolvendo um verdadeiro Líder

Como nos tornamos Líderes de equipes?

As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes

Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa

A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento

A importância da multiplicação dos líderes na organização

21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes

O líder demonstra compaixão com o próximo

Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa

Seja um líder diferenciado no seu dia a dia

Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder

Jesus era Inspirador com sua equipe

A virtude do líder em ser Compreensivo

O líder destaca-se pela Humildade

O líder deve ser Acessível no seu dia a dia

O líder em sua essência é um grande Conselheiro

Desperte a liderança em você

Desenvolvendo um verdadeiro Líder

Como nos tornamos Líderes de equipes?

As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes

Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa

A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança

Viagem de incentivo- Terra Santa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Seja flexível com datas e horários de passagens

Antes de sair de casa: durma bem e garanta que está bem descansado

Não faça compras desnecessárias

Fique esperto ao fazer sua mala

Leve só uma bagagem que possa carregar e levantar sozinha

Os dois maiores gastos de viagem são transporte e hospedagem

Deixe seu itinerário com a família ou algum amigo

Encontre hotéis mais baratos nas capitais do agito

Viajar barato pelo mundo também depende muito do seu perfil de viajante

Visite todos os lugares e faça dessa viagem inesquecível

Evite a todo custo parar no acostamento

Viajar durante a semana é mais barato

Só na ficção o sujeito escolhe um local aleatório no mapa

Adquira produtos importados em free shops

Ao viajar de avião, escolha uma mala fácil de carregar

Os maiores e mais famosos ao redor do mundo

Controle o enjoo com algumas precauções

Cuidados necessários ao embarcar para uma viagem

Fique atento para não estragar sua viagem

Leve a prescrição médica na bagagem de mão e os medicamentos necessários

A importância da multiplicação dos líderes na organização

21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes

O líder demonstra compaixão com o próximo

Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa

Seja um líder diferenciado no seu dia a dia

Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder

Jesus era Inspirador com sua equipe

A virtude do líder em ser Compreensivo

O líder oferece Confiança na sua equipe

O líder tem Comprometimento com seus objetivos

O líder tem Fé na causa que abraça

Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional

Os Líderes e sua autoridade

Os Líderes em tempos de mudanças

O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa

O que é Liderança? Você está preparado?

 

 

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus