Início Matérias Comportamentais Livro Route 66 Bem-vindo à Califórnia

Bem-vindo à Califórnia

COMPARTILHE
Expanded Disneyland California Adventure Park features signs from Route 66 as a theme in Cars Land at the park in Anaheim, California June 5, 2012. The debut of Cars Land marks the completion of a five-year expansion at Disney California Adventure. Picture taken June 5. REUTERS/Alex Gallardo (UNITED STATES - Tags: ENTERTAINMENT TRAVEL) - RTR33LDR

A Califórnia é a terra onde nasceu a Disneylândia, e a indústria cinematográfica desenvolveu-se e ganhou força. Só estes dois fatos já seriam suficientes para fazer desta terra um dos lugares mais charmosos dos EUA. De fato, a Califórnia é a terra do sonho americano. Primeiro, representou o sonho de riqueza, da busca do ouro, de uma vida melhor, Cerca de 150 anos depois, transformou-se, ela mesma, numa fábrica de sonhos, onde é possível fazer os dinossauros reviverem, viajar para as galáxias mais distantes, ir ao centro da terra, andar numa nave dentro do corpo humano, mandar que o mar se abra para a passagem dos judeus, voltar ao passado e conhecer o futuro, onde, enfim, é possível voar, ter poderes mágicos e encontrar a felicidade. Uma terra onde tudo parece possível, o estado dourado, o Golden State.

Mas nem sempre cruzar a divisa do Arizona com a Califórnia foi uma aventura no bom sentido. No final da década de 1920 e início da de 1930, época da Grande Depressão, quando as tempestades de areia enterravam na miséria os habitantes do Oklahoma, do Texas e do Arizona, aproximar-se do Golden State causava ansiedade e terror. As divisas com a Califórnia foram todas fechadas com barricadas. Além disso, eram guardadas por homens fortemente armados, a maioria arregimentadas nos saloons de pior reputação ao longo da Route 66.

“Bem-vindo à Califórnia” foi uma placa que me tocou fundo. Estava na terra do “Luz! Câmera! Ação!”. Na terra do “Vire à esquerda no sinal vermelho”. Lugar interessante aquele. Último estado que percorreria na minha viagem ao longo de milhares de quilômetros. Eu estava prestes a descobrir por mim mesmo o ponto onde os espanhóis desembarcaram quando vieram expandir o seu Império no Novo Mundo.

Em 1540, Antonio de Mendoza, primeiro vice-rei da Nova Espanha (hoje o México), patrocinou um programa ambicioso de conquista e reconhecimento, que incluiu a expedição de Francisco Coronado para o atual Sudoeste dos EUA, a exploração do golfo da Califórnia por Hernando de Alarcón e a viagem ao longo da costa pelo navegador Juan Rodriguez Cabrillo. Este deixou a costa oeste do México em junho de 1542 e chegou em San Diego em setembro. Alguns meses mais tarde, o comandante morreu de um ferimento numa pequena ilha batizada de San Miguel, no arquipélago de Santa Bárbara.

A província da Califórnia não se envolveu diretamente na luta do México pela independência da Espanha, mas desde o inicio, em 1822, os californianos declararam-se aliados do México. Naquela época, era uma terra dedicada à criação de animais e com pouca agricultura. Este foi um período romântico da história daquele povo. Sob o comando do México, a província participou apenas de pequenas revoltas aqui e ali, a maioria sem derramamento de sangue. Elas tiveram pouco efeito sobre a vida tranquila dos californianos.

Quando a guerra acabou, o México cedeu o seu território para anexação dos EUA. Em 24 de janeiro de 1848, dez dias antes da assinatura do tratado de paz com o México, James Marshall descobriu ouro na região. Daí em diante, ocorreu um dos maiores movimentos migratórios conhecidos no mundo, a Corrida do Ouro. Por terra e por mar, os aventureiros chegavam aos milhares. Em 1852, a população local havia subido para 250 mil pioneiros.

Até aproximadamente 1870, o perfil do estado permaneceu inalterado. Mas, nessa época, uma seca rigorosa tornou a atividade pecuária pouco lucrativa. Com o fim do período de estiagem, a população partiu para uma agricultura mais diversificada. As estradas de ferro e o telégrafo chegaram, criando canais de comunicação permanentes com o resto do país. O desenvolvimento foi grande até a Depressão. Mas como a Califórnia tinha tradição democrata e apoiara o plano do presidente Franklin Roosevelt, o New Deal, isso serviu para aliviar as tensões criadas com a migração em massa de famílias vítimas do Dust Bowl. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Califórnia começou uma nova era, transformando-se aos poucos num estado industrial. Enquanto o ar nas grandes cidades ficava praticamente irrespirável, o Golden State tornava-se o mais importante centro econômico do país.

Cidades na Route 66 no estado da Califórnia

NeedlesNewberry Springs | Barstow | Victorville | San Bernardino | Pasadena | Los Angeles | Santa Mônica

Estados que fazem parte da Route 66
Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curaçao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Leia mais

Como está atualmente o percurso da Route 66

Needles é a primeira cidade da Califórnia

Locação de filmagem de Bagdad Café

São mais de 100 filmes feitos na estrada

Em Barstow, na rua principal passa a Route 66

Rancho Cucamonga uma das atrações na 66

A origem do Mc Donald`s na estrada mãe

Em Los Angeles conheci no albergue duas pessoas muito especiais

O fim da mother road

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Seja flexível com datas e horários de passagens

Tome muito cuidado com seu dinheiro na viagem

Na Big Apple, nasceu o movimento gay!

Mostre ao mundo que você não é menos capaz

Miami é o paraíso das compras nos EUA e o destino dos brasileiros!

Qual a melhor maneira de transportar meu pet?

Viajar barato qualquer um pode aprender e eu sou a maior prova disso

É melhor ficar precavido ao hospedar-se num hotel

Você se desprende sem preocupações

Para quem não tem um roteiro definido, as opções são variadas

As barracas de rua oferecem ótima experiência cultural

Compre algumas coisas no supermercado e aproveite a luz do dia

Não faça compras desnecessárias

Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis

Reserve pela internet a melhor opção para seu bolso

Utilize a tecnologia a seu favor na viagem

Em viagem, adote a mesma precaução que adota em seu país

Tomar medidas de segurança residencial antes de viajar é crucial

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus