Início Matérias Comportamentais A produção da bela Toscana remonta à ocupação humana na região!

A produção da bela Toscana remonta à ocupação humana na região!

COMPARTILHE

Há diversos motivos para se visitar a Toscana: conhecer a arte renascentista em Florença, provar da insuperável culinária e esbaldar-se com seus maravilhosos vinhos, além de suas belas praias.

A região da Toscana possui mais de 7 mil vinhedos e é a mais procurada pelos turistas. Como a paisagem é ondulada, com muitas colinas, os vinhedos situados em pontos relativamente altos das encostas fornecem a maioria dos vinhos de qualidade superior.

Fatores que influenciam esta característica são: a altitude, cuja concentração da luz do sol pelo tempo necessário favorece o correto amadurecimento das uvas; e a variação de temperatura entre dia e noite nas zonas mais altas.

A Toscana revela uma Itália muito mais tranqüila e bucólica, mantendo vivas diversas tradições que não se encontram nas cidades maiores, como a época da colheita da uva. Nesta região, são produzidos os rótulos como o Chianti Classico, o Vino Nobile de Montepulciano (semelhante ao Chianti, mas considerado superior), o Vernaccia di San Gimignano (branco fresco e frutado) e o festejado Brunello di Montalcino (tinto feito da uva Sangiovese).

O Chianti, vinho seco com notas de fruta muito concentrada pode ser tanto produzido com uvas tintas como a Sangiovese e a Canaiolo, quanto com as brancas como a Trebbiano e Malvásia. Há uma lenda curiosa que envolve os vinhos Chianti. Disputas políticas envolvendo as cidades de Siena e Florença, em meados do século XVII, quanto à extensão territorial de cada uma alcançaram também a denominação dos vinhos Chianti.

A fim de resolver essa questão, foi proposta a realização de uma prova para delimitar as fronteiras: uma corrida que envolveria um cavaleiro de cada cidade que deveria sair em direção à outra assim que o galo cantasse na alvorada. A fronteira seria o ponto onde eles se encontrariam. O povo de Siena escolheu um galo bonito, robusto e bem nutrido para cantar na alvorada; o povo de Florença, um galo negro, magro e mal alimentado. O galo de Florença acordou mais cedo, pois tinha fome, e cantou antes do galo de Siena. Isso favoreceu o cavaleiro de Florença, levando boa vantagem. Como consequência, Florença conquistou um território maior que a vizinha. Dizem que essa disputa também levou para Florença a exclusividade do nome Chianti que é representada nas garrafas por um galo negro.

Entre as vinícolas, merecem destaque.

-Biondi Santi: ali foi engarrafado, em 1888, o primeiro Brunello di Montalcino. Por esse motivo, a vinícola é parada obrigatória para os amantes da bebida. Há um tour gratuito pelo processo de produção, mas a degustação de dois rótulos da casa é pago.

– Fattoria dei Barbi: esta vinícola é outra produtora do Brunello di Montalcino. Os tours guiados têm preço em conta e as degustações são pagas à parte. Dentro da propriedade tem uma taverna charmosa que convida o visitante a almoçar.

– Poggio Antico: esta vinícola menor que as outras também produz  o Brunello di Montalcino. Sua localização, a 450 metros acima do nível do mar, oferece vistas espetaculares para a paisagem toscana. Dá para degustar até 3 rótulos, por um valor pago à parte.

– Altiero: trata-se de uma pequena fazenda de produção familiar. Visita repleta de calor humano, já que é conduzida pelos próprios donos. Aproveite para checar por ali os preços dos tipos de azeite de oliva e alguns cosméticos 100% orgânicos também fabricados na propriedade!

– Barone Ricasoli: é a mais antiga da Itália (em funcionamento até hoje!) e apontada como local de nascimento do vinho Chianti, no século IX. A propriedade, o bonito Castello di Brolio, possui 230 acres de plantação ao redor. O tour inclui visitação do castelo, da área de produção e degustação dos vinhos.

– Villa di Vignamaggio: apenas uma curiosidade, mas nesta propriedade viveu a família Gherardini, cuja integrante mais famosa foi Monalisa, musa de Leonardo da Vinci. Informe-se no site sobre a visita guiada que inclui a prova de dois vinhos e um azeite de oliva.

– Antinori: a menos de 20 km do centro de Florença, entre vinhas e olivais alinhados com precisão geométrica, fica a propriedade da família Antinori, produtora de vinhos mais tradicional da Toscana. A visita mais simples inclui degustação de 3 rótulos. Apesar dos seus 600 anos de história, a infraestrutura da nova adega é impressionante: museu do vinho, loja de livros, coleção de arte, bar de vinhos e salas de degustação. No museu com entrada franca, a atração é uma réplica de uma máquina criada por Leonardo da Vinci para triturar uvas.

– Badia a Passignano: também da família Antinori. A propriedade dispõe de tours com degustação e também é possível fazer aulas de culinária. Maiores informações sobre passeios e cursos, além de agendamentos, somente no site.

– Castello di Ama: castelo do século XII lindamente reformado!  Além dos vinhos de sabor incomparável, o local tem o estado-da-arte em produzir um excelente azeite extra-virgem, que pode ser incluso na degustação.

– Castello di Nipozzano: o tour à propriedade de mais de 1000 anos de existência inclui uma visita às caves monumentais onde o Chianti Rufina (a maior denominação na região de Chianti) é envelhecido. A sala de degustação em uma cozinha antiga e os vinhedos perfeitamente mantidos em todo o vale são destaques deste local.

– Capezzana: o passeio possibilita degustações de vinho e alimentos nesta propriedade de 650 hectares produtora de vinho e azeite extra-virgem desde 804. O vinho tinto é um dos melhores da região, aproveite para comprar alguns rótulos. Possui, além dos belíssimos vinhedos orgânicos, uma floresta, oliveiras e uma escola de culinária.

– Salcheto: uma vinícola ecologicamente correta! A maior parte da energia gerada ali vem de fontes renováveis ​​e materiais reciclados da própria adega. Há práticas de recuperação de água, painéis solares que fornecem a energia para o porão e tanques de vinho operam reduzindo o excesso de gás carbônico (um dos gases do efeito estufa) liberado durante a fermentação. Assim, a Salcheto é a primeira vinícola da Europa certificada para usar o selo de carbono verde em suas garrafas. A propriedade é linda e os vinhos são de primeira qualidade!

Cidade na Itália

Florença 

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Investir no bem estar das pessoas é redobrar a sua produtividade

Na Argentina, o principal produtor encontra-se na cidade de Mendoza

A região do rio Douro é o berço do famoso e delicioso vinho do Porto!

A região é a mais importante na produção dos vinhos espanhóis!

No Chile tem que fazer um passeio e tomar uma taça

Um dos maiores prazeres ao visitar Bordeaux!

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Soluções estratégicas para seu evento

Fique esperto na hora de comer

Viajar no feriado pode acabar se transformando em um grande estresse

Berlim tem na comida de rua um de seus pontos fortes!

Certifique se elas curtirão o passeio

Berlim é um dos destinos gay friendly mais conceituados no mundo!

Em Florença, algumas ruas são verdadeiros redutos de compras!

Em Londres há muitas opções de transporte

Atlantic City dispõem de uma ótima infraestrutura para diversão!

É um local flutuante e chamativo em Buenos Aires!

Las Vegas é a cidade referência mundial em diversão!

A charmosa Riviera Francesa é um dos mais luxuosos do mundo!

No balneário de Punta del Este, figura um dos principais do mundo!

Os britânicos apreciam uma boa cerveja na temperatura de 12 graus Celsius!

Os EUA sempre foram uma nação consumidora de cerveja!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A fábrica da Guinness é um destino de peregrinação para quem visita Dublin!

Na Holanda, a tradição da cerveja é mundialmente conhecida!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

A Inglaterra preserva o charme e a exuberância de seus palácios!

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

Os espanhóis impressionam por suas diferentes arquiteturas e histórias!

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Meu amigo de quatro patas Portuga

Meu encontro com Pachamama

Locação de filmagem de Bagdad Café

O Monte das Oliveiras, uma colina na parte oeste de Jerusalém

O muro das Lamentações na minha jornada espiritual

O túmulo de Maria ao pé do monte das Oliveiras

Na vida, na maioria das vezes, estamos negociando

Investir no bem estar das pessoas é redobrar a sua produtividade

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional