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A falta de comunicação adequada atravanca a negociação

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Estas táticas são imprescindíveis para uma análise crítica das variáveis que compõem o processo de negociação, que são muitas. Envolvem comprador, vendedor, produto e/ou serviços, preços e prazos, condições de fornecimento e concorrentes. As habilidades humanas costumam ser decisivas para a realização de um bom negócio, pois conseguem suprir eventuais carências de capacitação técnica.

O primeiro passo determinante para uma boa negociação, sem o qual nem adianta começar, é a definição do problema. A partir daí convém saber claramente qual é o seu objetivo para modificar as condições atuais. Sem clareza de ideias você está suscetível ao argumento dos outros. Por exemplo, um funcionário não vai pedir aumento de salário sem ter noção de quanto quer ou uma categoria não vai fazer greve sem determinar antes quais são as suas reivindicações. Ao contrário do usual, não considere o problema do outro como o do outro e o seu como o seu. Na negociação, o problema é de ambos ao mesmo tempo. Por isso é fundamental sentar-se à mesa de negociação sabendo o que o interlocutor deseja, quais são as suas necessidades e ambições. A diferença entre as partes pode criar um problema, mas pode também ajudar a resolvê-lo.

Durante a negociação é fundamental saber comunicar-se. Esta habilidade traduz-se no hábito de ouvir a outra parte, de evitar o tom de discussão, de deixar de lado a ideia de que a negociação é uma oportunidade para falar de si e de apresentar o problema sob a ótica da realidade objetiva, sem exageros ou escamoteamentos da verdade dos fatos.

A falta de comunicação adequada atravanca a negociação. Saber estabelecer uma comunicação eficiente e objetiva é o princípio do Processo Interativo da Evolução Consciente. Este processo pressupõe o desenvolvimento de algumas virtudes, como por exemplo: clareza, concisão, objetividade e simplicidade de conteúdo. Note que simplicidade não quer dizer ingenuidade, mas apenas a expressão de suas idéias através de palavras simples e não de um mar de pensamentos imprecisos e palavras complicadas.

O homem que não transmite ao mundo as suas idéias e descobertas, é como uma árvore cujos frutos apodrecem no pé.

Por fim é importante ter mais de um canário em mãos. Chegar a uma reunião de negócios com apenas uma alternativa é um grande equívoco. Se assim fosse a maioria destas reuniões terminaria a partir do primeiro “não”. É preciso ser maleável e estar preparado para mudar um pouco o rumo, sabendo até onde você pode ceder sem prejudicar os seus objetivos, ou até que ponto existem alternativas para que as suas necessidades (e as do outro) sejam contempladas. Basta viver para ter a necessidade de negociar. Você já deve ter percebido que existem várias soluções para um mesmo problema e que nem sempre a melhor delas vem de você. Nas minhas experiências sempre tive que negociar constantemente com pessoas de outras culturas, e desenvolvi uma metodologia que me ajuda sempre que estou negociando em qualquer lugar do mundo. Esta metodologia é simplificada nos quesitos que proponho a seguir:

 

10 QUALIDADES DE UM NEGOCIADOR EFICIENTE

 

  • COMUNICAR BEM OS PONTOS DE VISTA.

 

  • SABER ESCUTAR

 

  • TOMAR INICIATIVAS, TER CORAGEM, PERSEVERANÇA E HUMILDADE.

 

  • ESTIMULAR O SEU ESPÍRITO AVENTUREIRO

 

  • ADOTAR A ÉTICA COMO UMA DE SUAS MAIORES VIRTUDES.

 

  • MANTER O ENTUSIASMO EM ALTA

 

  • TER PRAZER AO ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS.

 

  • DESENVOLVER A AUTOCRÍTICA E A AUTOCONFIANÇA.

 

  • ESTAR BEM INFORMADO SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS

 

  • RESPEITAR E DEMONSTRAR INTERESSE PELO SER HUMANO.

 Imagine a responsabilidade como sendo sua. Assim terá domínio da solução e será fácil acabar com os problemas.

Países na Europa

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